Baseada nesse comportamento dos outros usuários, a plataforma vai recomendar o filme D já sabendo que há grandes chances de você assistir e gostar do filme. De acordo com o levantamento da Robert Half que mencionamos no início, o salário de um cientista de dados sênior pode chegar a R$ 26,7 mil. Se você atua na área de tecnologia, já deve ter ouvido a clássica frase “os dados são o novo petróleo”, proferida pela primeira vez pelo cientista de dados londrino Clive Humby.
Ademais de se debruçarem sobre estatísticas avançadas, eles conhecem e dominam diferentes linguagens de programação e ainda têm a visão sobre todas as áreas do negócio. Neste texto te contaremos melhor quais as possíveis formações para atuar como cientista de dados e as oportunidades no mercado de trabalho. É muito importante ter conhecimento de conceitos de estatística e matemática. A demanda por cientistas de dados, assim como de outros profissionais de tecnologia da informação, cresce vertiginosamente no segmento de serviços financeiros.
Esse tipo de cientista de dados, provavelmente, está no mercado há muitos anos e já passou por várias etapas de desenvolvimento. Além disso, o profissional compreende que precisa estar em constante atualização. No mercado brasileiro, as lendas são pessoas que trabalhavam com ciência de dados, antes mesmo da área receber esse nome. Ela é crucial para as análises que são feitas com gráficos e mapas, https://contilnetnoticias.com.br/2023/12/como-escolher-um-bootcamp-de-programacao/ assim como para as modelagens com machine learning e deep learning. Muitas técnicas analíticas usam como base preceitos da estatística que devem ser dominados por quem tenta a carreira nesse campo profissional. O cientista de dados é o profissional com conhecimentos de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações uteis e compreensíveis.
Nessa relação, o cientista de dados precisa fazer perguntas para entender como o setor funciona, fazer análises de possibilidades e questionar sobre princípios e processos da área. A depender do projeto que esteja atuando, o cientista de dados pode trabalhar com profissionais de diferentes áreas como comunicação, jurídica, recursos humanos, vendas, entre outras. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. O cientista de dados lida com o big data no dia a dia, ao coletar, gerenciar e modelar um grande volume de dados não-estruturados. Estes nada mais são do que informações que não estão organizadas de uma forma predefinida.
Um outro desafio para Serra que o profissional pode enfrentar é ter que se tornar um bom pesquisador. Isso porque o cientista de dados precisa fazer pesquisas que o ajude a encontrar soluções. Isso porque o cientista de dados faz a coleta de dados do histórico de pagamentos e consegue ver se os clientes pagam faturas e contas no prazo correto ou não. A partir daí, bootcamp de programação ele consegue determinar qual o risco daquele cliente para o banco. Para isso, ele precisa ter curiosidade e disposição para procurar respostas. Além de conversar com os especialistas do setor, ele pode pesquisar como outros profissionais já resolveram aquele problema e, mais do que isso, é preciso que ele saiba adaptar e aplicar a solução à realidade da empresa.